Diálise Peritoneal
Conheça mais sobre a Diálise Peritoneal
A diálise peritoneal é outra opção de tratamento da Doença Renal Crônica estágio terminal. Assim como a hemodiálise, é um método de substituição dos rins e não uma terapia que irá curar as lesões renais já existentes.
A grande vantagem da Diálise Peritoneal é que ela é realizada na própria casa do paciente, sendo necessário comparecer a clínica de diálise apenas uma vez ao mês para avaliação com o nefrologista e coleta de exames de rotina.
Como funciona a Diálise Peritoneal ?
Um líquido especial de diálise é colocado dentro da cavidade abdominal através do Cateter de Tenckhoff , que estará fixado na parede do abdome.
Esse líquido entrará em contato com os vasos sanguíneos do peritônio, membrana que reveste todo o abdome por dentro, e realizará a retirada das substâncias em excesso e toxinas do organismo.
Após um período de 6 horas com o líquido dentro da cavidade, ele poderá ser drenado através do mesmo cateter. Este processo deverá ser repetido 4x/dia e todas as trocas serão realizadas manualmente pelo próprio paciente.
Existe outro tipo de diálise peritoneal que é realizada através de uma máquina, a cicladora. O princípio é basicamente o mesmo, a diferença é que nessa diálise as trocas de líquidos do abdome são feitas pela máquina e não manualmente.
Neste tipo de diálise, o paciente se conecta a cicladora somente antes de dormir e a máquina faz as trocas de líquido automaticamente durante o sono. Ao acordar o paciente se desconecta e pode permanecer o dia todo sem realizar trocas.
A Diálise Peritoneal é melhor do que a Hemodiálise?
Os estudos mostram que a diálise peritoneal possui a mesma eficácia que a hemodiálise no que se refere a retirada de toxinas e substâncias em excesso.
A grande vantagem da diálise peritoneal é que pode ser realizada em casa, sendo uma ótima opção para pacientes com dificuldade de locomoção. Além disso, como a retirada de líquidos se faz num período mais longo, há uma menor chance do paciente apresentar queda de pressão.
Por outro lado, a diálise peritoneal não pode ser realizada em pacientes com cirurgias abdominais prévias ou naqueles com hérnia inguinal ou de parede abdominal.
Além disso, alguns pacientes não conseguem fazer uma boa filtração do sangue quando estão neste tipo de diálise, por exemplo, aqueles pacientes que não urinam mais.
Portanto, a escolha entre um método e outro deve ser feita levando em consideração as condições clínicas e a preferência de cada paciente. O nefrologista poderá auxiliar na decisão de qual é o melhor método naquele momento.
O paciente sente algo durante a Diálise Peritoneal ?
A diálise peritoneal não causa dor no paciente. No início do tratamento alguns pacientes se queixam de um desconforto no abdome pela presença do líquido dentro da cavidade. Com o tempo, esse desconforto tende a desaparecer.
Caso o paciente apresente dor abdominal persistente durante a diálise, pode ser um sinal de infecção do peritônio ou mau posicionamento do cateter. O nefrologista deve ser comunicado o mais rápido possível nesses casos.
O paciente em Diálise Peritoneal pode trabalhar ?
Sim, a liberdade para o trabalho na diálise peritoneal é maior que na hemodiálise, principalmente naqueles pacientes que fazem as trocas no período noturno com a cicladora.
O paciente em Diálise Peritoneal pode viajar ?
Sim ! Basta levar na viagem a cicladora e as bolsas de líquido de diálise para as trocas.