Nutrição no paciente com Cálculo Renal

Uma dieta adequada é fundamental na prevenção dos cálculos, pois a composição da urina está diretamente relacionada com a alimentação. Confira aqui as orientações dietéticas para o paciente com cálculo:


Ingerir no mínimo de 2,5 a 3,0 Litros de líquidos por dia

  • Às vezes fica difícil ter noção de quanto líquido tomamos no dia, aqui vai uma dica simples: observe sempre a cor de sua urina, ela deve estar amarela bem clara; se estiver escura, alaranjada e com cheiro forte é porque você está desidratado, tome mais água!
  • Quais líquidos são permitidos além da água?
    Suco de frutas natural, com adoçante de preferência, o açúcar ou o mel deixam a bebida mais calórica. Chá de ervas (camomila, erva-doce, cidreira, hortelã) ao natural ou com adoçante. Refrigerantes e sucos artificiais devem ser evitados.

Usar pouco sal no preparo dos alimentos e evitar os que já são salgados

  • Prefira temperos naturais para dar sabor à comida: alho, cebola, salsinha, cebolinha, coentro, limão ou outros de sua preferência
  • Evitar alimentos que naturalmente já vêm carregados de sal:
    1. Embutidos: presunto, mortadela, salame, salsicha, linguiça, paio, calabresa
    2. Temperos e molhos prontos: Catchup, mostarda, shoyu, molho inglês, temperos em pó, cubos de caldo de carne e outros
    3. Enlatados: extrato de tomate, milho, ervilha, seleta de legumes
    4. Conservas: azeitonas, palmito, picles, aspargo, chucrutes
    5. Queijos amarelos
    6. Sopas de pacote e macarrão instantâneo
    7. Carnes salgadas: carne seca, bacalhau, camarão seco, defumados
    8. Salgadinhos para aperitivos: batata chips, nachos, amendoim salgado, castanhas
    9. Bolachas salgadas ou doces recheadas
    10. Margarina ou manteiga com sal, requeijão normal ou light, maionese pronta, patês
    11. Produtos com glutamato monossódico, como molho de tomate pronto, salgadinhos, sardinha em lata, farofa e temperos prontos.

Evite proteínas em excesso, principalmente as de origem animal

  • O corpo humano necessita não mais que 1 g/kg por dia de proteínas, portanto, se você é aquela pessoa que vive a base de churrasco, ou que come 3 files grandes por refeição, ou que ainda faz uso de suplementos proteicos além das refeições, você tem grandes chances de formar um cálculo renal.
  • Para adequar a quantidade de proteínas da dieta as suas necessidades diárias procure uma nutricionista.
  • Prefira carnes magras, peixe ou frango sem pele

 Consuma de 4 a 5 porções de leite ou seus derivados

  • Inúmeros estudos já comprovaram que pacientes com cálculo não precisam fazer dieta pobre em cálcio, como antigamente se falava. Pelo contrário, quem ingere quantidades baixas de cálcio tem maior predisposição a formar pedras. É lógico que o excesso de cálcio também não é bom, portanto evite tomar suplementos de cálcio sem necessidade.
  • O corpo humano necessita uma ingestão diária de 1 g de cálcio. Cada copo de leite (200 mL) tem aproximadamente 200 mg de cálcio, então para suprir a necessidade diária, são necessários 5 copos de leite por dia! Você pode substituir o leite por derivados como queijo branco com pouco sal, ricota, iogurtes, coalhadas, o importante é que no fim do dia você tenha consumido de 4-5 porções desses alimentos.

 Beba pelo menos 2 copos de suco de frutas natural por dia

  • As frutas, principalmente as cítricas (laranja, tangerina, limão, melão), contêm uma grande quantidade de citrato, substância que protege o rim contra a formação de cálculos. Dê preferência ao suco ao invés da fruta, pois no suco são usadas maiores quantidades da fruta para seu preparo, aumentando assim a concentração de citrato.
  • Não consuma sucos artificiais ou refrigerantes !

 Evite excesso de carboidratos e prefira os alimentos integrais

  • Os carboidratos (arroz, feijão, batata, massas, pães, bolos, ….) quando consumidos em excesso podem favorecer o ganho de peso.
  • Prefira o arroz e macarrão integrais, biscoitos e pães integrais, pois contêm fibras que auxiliam no funcionamento intestinal.

 Ingerir verduras de folha no almoço e jantar

  • As verduras contêm vitaminas, sais minerais e fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de prevenir doenças como o cálculo renal.

 Coma com moderação: café, bebidas achocolatadas, chá preto, mate ou verde, chocolate, espinafre, nozes, amendoim, mariscos e frutos do mar.

  • Esses alimentos são ricos em oxalato, substância que favorece a formação de cálculos quando em excesso. Pessoas que possuem predisposição a absorver mais oxalato no intestino (portadores de  Doença de Crohn, Doença Celíaca, Pancreatite Crônica, Síndrome do Intestino Curto) devem seguir mais essa orientação.
  • O tomate, ao contrário do que muitas pessoas pensam, tem pouca quantidade de oxalato e pode ser consumido por pessoas com cálculos.

 Evite tomar suplementos vitamínicos sem a orientação de um médico

  • O excesso de algumas vitaminas (C e D) pode levar a formação de cálculos. Portanto, não use sem a orientação de um médico.

 Seguindo essas orientações e fazendo uso de medicamentos quando necessário, você pode reduzir pela metade as chances de ter um novo cálculo!