Check-up Renal – Quando e por que fazer ?
O check up renal é uma avaliação periódica feita pelo nefrologista para se detectar precocemente doenças nos rins. Deste modo, elas poderão ser diagnosticadas ainda em fases iniciais, evitando que ocorram mais lesões renais.
O check up renal também poderá ser realizado para verificar se o paciente possui alguma tendência para desenvolver uma doença renal, seja por conta de uma genética favorável ou por causa de hábitos de vida inadequados.
É aconselhável realizar o check up renal as pessoas que apresentam:
- Hipertensão Arterial (pressão alta)
- Diabetes
- Cálculo Renal (pedra nos rins)
- Infecções Urinárias frequentes
- Cistos no rim
- Doenças obstrutivas na próstata ou bexiga (por exemplo: Hiperplasia Prostática Benigna e Bexiga Neurogênica)
- Insuficiência Cardíaca
- Tumor em quimioterapia
- Lúpus Eritematoso Sistêmico
- Cirrose no fígado
- Dor lombar que não piora com os movimentos
- Sangue na urina
- Proteína na urina
- Inchaço, principalmente nas pernas e ao redor dos olhos
- Urina espumosa
- Dor ou ardência para urinar
- Urinar muitas vezes à noite
- Dificuldade para urinar
- Familiares com Doenças Renais
Todas estas doenças possuem um potencial de causar lesões nos rins, por isso é aconselhável que os portadores sejam submetidos ao check up renal.
A Hipertensão Arterial (pressão alta) e o Diabetes são as 2 principais causas de Doença Renal Crônica estágio terminal e necessidade de transplante de rim ou hemodiálise. Caso apresente alguma dessas doenças, pergunte ao seu médico como seus rins estão funcionando.
Nas doenças obstrutivas da próstata ou bexiga, o rim pode ser prejudicado pois ocorre uma dificuldade na drenagem da urina por causa da obstrução. Isso pode provocar, ao longo do tempo, uma dilatação dos rins e dos canais urinários (ureteres).
Pacientes com tumor em quimioterapia devem sempre ter sua função renal monitorizada, pois vários quimioterápicos apresentam toxicidade para os rins. Pergunte ao médico que te acompanha como estão os seus rins !
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune que acomete vários órgãos do corpo, entre eles as articulações (juntas), pele, coração, pulmões, rins, entre outros. Quando os rins são acometidos chamamos de Nefrite Lúpica, uma doença que é potencialmente grave e exige o acompanhamento por um nefrologista.
Como é a consulta de Check up ?
Na consulta de check up o nefrologista irá realizar uma entrevista completa do paciente, a procura de algum sinal que seja indicativo de doença renal. No exame físico será medida a pressão arterial e examinado todos os órgãos que estão relacionados direta ou indiretamente com os rins.
Após a consulta, o paciente deverá realizar alguns exames laboratoriais e de imagem caso haja indicação. Os principais exames são a dosagem de creatinina no sangue e uma análise de urina (Urina tipo 1).
O nível de creatinina irá nos fornecer uma estimativa de como está a filtração dos seus rins. Já o exame de Urina tipo 1 irá detectar se existe perda de proteínas ou sangue na urina, além de diagnosticar infecções urinárias. (Conheça os exames de avaliação dos rins e entenda os resultados !)
Outros exames podem ser solicitados a depender da história que o paciente contar ao médico. Por exemplo, caso haja suspeita de uma nefrite, o paciente deverá realizar também dosagem de colesterol, proteinúria de 24 horas, autoanticorpos, sorologias para HIV e hepatites, entre outros.